Teses e Dissertações

Teses de Doutorado Defendidas

Dissertações de Mestrado Defendidas

  • Leonardo Nogueira Aucar. Os Condicionantes Sociais da Gestão de Recursos Humanos: um estudo de caso sobre a Volkswagen e o Consórcio Modular de Resende (RJ). 2022. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Ricardo Ramalho.

  • Lucas Lemos da Silva Walmrath Reis. O Enraizamento Sociopolítico da Decisão de Investimento Locacional: a opção da Nissan por Resende (RJ). 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rodrigo Salles Pereira dos Santos.

  • Carlos Henrique Moraes dos Santos. Relações trabalhistas e sindicais em meio à nova razão do mundo: neoliberalismo no Sul Fluminense. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Raphael Jonathas da Costa Lima.

  • Rafael José Abreu de Lima. Estratégias Corporativas da Companhia Siderúrgica Nacional no pós-privatização: um estudo de caso. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Raphael Jonathas da Costa Lima.

  • Luiz Henrique Cirne de Souza. O grupo Jaguar Land Rover e a financeirização: seu reposicionamento diante da nova concepção de controle. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Raphael Jonathas da Costa Lima; Coorientador: Cristiano Fonseca Monteiro.

  • Diego Moreira Maggi. Criando Valor para Além da Fábrica? Um estudo sobre a estratégia de marca da MAN Latin America. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rodrigo Salles Pereira dos Santos.

  • Bruna Letícia Costa dos Santos. A vida parou ou foi o automóvel: os efeitos da crise no status social dos trabalhadores da indústria automobilística do Sul Fluminense. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Raphael Jonathas da Costa Lima.

  • Liz Borges Silva. Estratégias Operacionais da Nissan em Resende, RJ: tendências no contexto das cadeias globais de valor. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Raphael Jonathas da Costa Lima.

  • Rafael Carvalho dos Santos. O desenvolvimento de Porto Real sob a perspectiva dos Novos Distritos Industriais. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Raphael Jonathas da Costa Lima; Coorientador: Cristiano Fonseca Monteiro.

  • Vanessa da Silva Cabo. Governança interfirmas: um estudo de caso em uma indústria automobilística. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Raphael Jonathas da Costa Lima; Coorientador: Cristiano Fonseca Monteiro.

  • João Marcos Lima Barboza. Vantagens comparativas e mudança institucional: uma análise institucional da formação profissional no polo automotivo do Vale do Paraíba Fluminense. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Cristiano Fonseca Monteiro.

  • Marcio Moises de Souza Barbosa. A Construção Social de um Mercado de Trabalho Temporário nos "Paradões": um estudo de caso das paradas de manutenção na Usina Presidente Vargas em Volta Redonda (RJ). 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Raphael Jonathas da Costa Lima.

  • Marcos Vinícius Araújo Delgado. Arquitetura da Participação e a Produção de Sentidos na Construção de um Modelo Democrático Participativo: a atuação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Volta Redonda. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Raphael Jonathas da Costa Lima.

  • Alexandre Duarte de Paiva. O Cluster Automotivo e a Política de Qualificação Profissional. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Raphael Jonathas da Costa Lima.

  • Alex de Abreu Martins. A cultura corporativa de uma empresa transnacional em um território produtivo: o caso da aliança Renault/Nissan em Resende/RJ. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.

  • Wilian Silveira Antunes. As relações de trabalho na MAN Latin America na perspectiva da Economia de Mercado Hierárquica. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cristiano Fonseca Monteiro.

  • Esdras Kênia de Paula. Polo automotivo sul fluminense: novos rumos para o desenvolvimento econômico da região. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Cristiano Fonseca Monteiro.

  • Irinéa da Glória Pereira Brígida. Conflitos Socioambientais em Volta Redonda: o caso do Volta Grande IV. 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Raphael Jonathas da Costa Lima.

  • Daniel de Freitas Moura. Volta Redonda e a política pós-privatização da Companhia Siderúrgica Nacional. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em sociologia e antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.

  • Paulo Roberto Torres Alves. Meio Ambiente e Ação Coletiva no Sul fluminense: a experiência da Comissão Ambiental Sul. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.

  • Marina de Carvalho Cordeiro. "Ser trabalhador flexível e competente": um olhar sobre a dinâmica família, trabalho e educação. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em sociologia e antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.

  • Julia Polessa Maçaira. Trabalho e trabalhadores da PSA Peugeot Citroën do Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.

  • Aline de Oliveira Gonçalves. Operários negros - relação entre cor e trabalho na nova indústria automotiva no Rio de Janeiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.

  • Rodrigo Salles Pereira dos Santos. A construção social da região: desenvolvimento regional e mobilização sócio-política no Sul fluminense. 2006. 180 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.

  • Raphael Jonathas da Costa Lima. Açúcar, Coca-cola, automóveis: ação político-empresarial na construção de um 'município-modelo' em Porto Real - RJ. 2005. 170 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.

  • Sérgio Eduardo Martins Pereira. Trajetórias individuais e ação sindical no polo industrial do Sul fluminense. 2003. 150 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.

  • Lia de Mattos Rocha. O novo discurso da qualificação profissional e os trabalhadores do consórcio modular em Resende (RJ). 2002. 122 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.

  • Carla Regina Assunção Pereira. Estratégias de terceirização, usos singulares: empresas e trabalhadores no consórcio modular da Volkswagen de Resende (RJ). 2002. 146 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.

  • Francisco Pontes de Miranda Ferreira. O Automóvel como Vilão: novas formas de contestação à ordem industrial. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.