Estratégias Corporativas, Trabalho e Território:

a indústria automobilística no estado do Rio de Janeiro

A pesquisa Estratégias Corporativas, Trabalho e Território: a indústria automobilística no estado do Rio de Janeiro é iniciativa de pesquisadores e professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) reunidos no Núcleo de Pesquisa “Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente (DTA)”, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ – Edital Apoio a Projetos de Pesquisa na Área de Humanidades – 2015).

O objetivo é investigar as dimensões econômica e política das relações entre as montadoras e a região Sul Fluminense, com destaque para o relacionamento com os agentes políticos e sociais, entre os quais as organizações de representação dos trabalhadores.

Um aspecto essencial para os resultados da pesquisa é conhecer o perfil dos trabalhadores das montadoras e fornecedoras automotivas na região, com a utilização de um formulário online aberto ao preenchimento por trabalhadoras e trabalhadores ativos.

A pesquisa depende da colaboração dos que trabalham nas empresas. Se você trabalha em alguma fábrica (montadora ou fornecedora) nos municípios de Resende, Itatiaia ou Porto Real, por favor, nos ajude preenchendo este formulário. Caso tenha amigos que se enquadrem no perfil descrito, nos ajude a divulgar este formulário, enviando o link para eles.

Link para o questionário: https://forms.gle/EmdpyBJRTSoi4j1z6

Vídeo 1. Relações de Trabalho na Indústria Automotiva

Confiram o Prof. Rodrigo Santos (PPGSA/UFRJ), discutindo a importância do conhecimento das condições e relações de trabalho na indústria automotiva do Sul Fluminense.

Vídeo 2. A Universidade e o Desenvolvimento Regional

Novo vídeo com o Prof. Raphael Lima (PPGS/UFF), apresentando o papel da universidade na promoção do desenvolvimento regional do Sul Fluminense.

Boletim do SINDMETALSF

O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense (SINDMETALSF) publicou o link para o formulário da pesquisa no Boletim 9 de Novembro (n. 1937). Confiram em: http://www.sindmetalsf.org.br/fotos/boletins19441.pdf