Tainá Turri. Análise da política pública de fomento de arranjos produtivos locais no Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Gabriel Bozzano. Reforma portuária, trabalho e ação sindical: o exemplo do Porto de Itajaí (SC) 2000-2016. 2019. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Marcio André Araújo de Oliveira. Trabalho e negócio em vias públicas: a experiência de Manaus (AM) no limite da informalidade. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Ricardo Gonçalves de Oliveira. A terceirização e ação sindical no trabalho bancário: dilemas entre o discurso e a prática. 2014. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Marina de Carvalho Cordeiro. Você tem tempo? Uma análise das vivências temporais na sociedade contemporânea. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Marcos de Aquino Santos. A hora e a vez do estágio - intermediários e regimes de intercâmbio escola-empresa. 2012. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Paulo Fernandes Keller. Globalização e cooperação interfirmas: o caso do Pólo Regional de Americana-SP. 2004. 330 f. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Marcelo Domingos Sampaio Carneiro. O dinheiro é verde: a construção social do mercado de madeiras certificadas na Amazonia Brasileira. 2004. 250 f. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Maria Soledad Etcheverry de Arruda Gomes. Empregabilidade nos tempos de reestruturação e flexibilização: trajetórias de trabalho e narrativas de ex-empregados do setor elétrico brasileiro. 2002. 281 f. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Marco Aurélio Santana. Esquerda e Sindicato no Brasil: o PCB (1945-1992). 1998. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Tarik Dias Hamdan. Ação sindical transnacional: o caso dos trabalhadores da Volkswagen do Brasil. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho. Co-orientador: Rodrigo Salles Pereira dos Santos.
Antonio Guedes Gonçalves de Canha. Entre fábricas e gabinetes: o problema da relação partido-sindicato no caso PT e CUT. 2019. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Bruna Ramalho Marques. Movimentos sociais como agentes de transformação: uma análise a partir do MAB em Cachoeiras de Macacu (RJ). 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Maria Fabiana Sales Trindade. Um turismo sob o domínio do mercado: o caso de Paraty (RJ). 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Julia Maria da Silva Menezes. Processo de trabalho, controle e resistência: um estudo sobre os impactos e reações à estratégia corporativa da CVC Viagens e Turismo. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rodrigo Salles Pereira dos Santos.
Ana Luiza Queiroz Freitas. Gênero, território e mineração: um estudo sobre o protagonismo feminino em conflitos socioambientais no Morro D'Água Quente, Catas Altas/MG. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Gabriela Fraga Fernandez. "Pés vermelhos": relações simbólicas e a luta pela vida frente à mineração de ferro na comunidade de Pires (MG). 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Raffaele Enrico Calandro. Forjaria solidária: movimento sindical e economia solidária em uma indústria metalúrgica recuperada no ABC paulista. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Luis Isidro Rogério Bembele. Participação Comunitária em Projetos de Turismo e Desenvolvimento Local em Moçambique (2000-2014): O caso da localidade de Gala. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Maira Sertã Mansur. Sindicatos, o novo capitalismo e os fundos de pensão no Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Ricardo Gonçalves de Oliveira. Desterceirização e a intensificação do trabalho: idas e vindas da flexibilidade no setor bancário estatal. 2009. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Jorge Antonio Ferreira Correia. Os dilemas da transferência de um modelo de gestão empresarial: a estrutura monocultural de uma organização japonesa no Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Marcos de Aquino Santos. Qualificação e flexibilidade moral na intermediação do trabalho. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Marcelo Costa da Silva. O Partido dos Trabalhadores na Assembléia Nacional Constituinte de 1987-1988: perfil sociológico e biográfico dos seus parlamentares. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
José Fernando Souto Júnior. Práticas Assistenciais nos Sindicatos no final dos anos 90: a luta acabou ou (re) inventaram a roda?. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Paulo Sérgio de Oliveira. A Atualidade do Trabalho na Sociologia: revendo a categoria de análise. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Marcos Medeiros. Organizações Empresariais e o Modelo Brasileiro de Relações de Trabalho. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Karla Von-Döllinger Régnier. Transformações Organizacionais, Qualificações e competência: Um Estudo de Caso no Setor Serviços. 1998. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
João Carlos Colaço. Trabalho como política em Moçambique. 1997. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Edir Figueiredo de Oliveria. Elas vieram para ficar: um estudo de caso do sindicato dos trabalhadores domésticos do município do Rio de Janeiro. 1995. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Mario Henrique Ladoski. Movimento Sindical e Estratégia Corporativista: a trajetória da CUT no Rio de Janeiro. 1995. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Marco Aurélio Santana. Partido e Militância Sindical. 1992. 0 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.
Rita Célia Torreão. A Greve nasce na Fábrica. 1987. 0 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: José Ricardo Garcia Pereira Ramalho.